quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aquilo olhar você

Teatro Joaquim Cardozo


O grupo Magiluth formado por Giordano Castro, Pedro Vilela, Pedro Wagner, Erivaldo Oliveira e Lucas Torres começou a jornada em 2004. A peça surgiu num grupo de pesquisas em seu trabalho combinaram propostas do teatro contemporâneo. Dando continuidade a isto em 2010 foram aprovados no Itaú cultural, o edital foca o intercâmbio de práticas e a articulação entre grupos de teatro de todas as regiões do Brasil.

Quatro personagens tem seus enredos entrelaçados através de dificuldades de relacionamentos. A temática da peça são relações afetivas e as contradições de sentimentos, que nos subjugam dentro disso, o conflito de relacionar-se em tempo-memória, indivíduos-indivíduos numa hierarquia micro-macro, combinado aos tipos de relações que podem surgir dentro da cidade. O conflito de uma cena rapidamente se encaixa em outra conferindo a peça um ânimo dinâmico.

Apesar de semelhantes em algum ponto as personagens vivem conflitos próprios e autênticos, um é esquizofrênico e vivencia a não aceitação da doença em família, um dos componentes do casal gay tenta voltar a relacionar-se com o companheiro que não lhe quer mais, já o companheiro do mesmo casal sente insegurança quando o relacionamento fica mais complexo, o ultimo é intenso demais e vive a agonia de não tolerar estar sozinho.

O ator épico confere ao palco uma leveza na composição dos elementos cênicos, os atores sem dúvida estão focados e seguros daquilo que pode ser feito com seus adereços, figurinos e cenário. A proposta é a quebra da quarta parede, o que poderia gerar alguns problemas técnicos, só vem a acrescentar elogios a técnica dos atores que levam a plateia ao palco em função da temática do olhar , um “olho no olho” além disso buscam travar uma relação entre ator-plateia através de uma confraternização que cumina numa carta onde a história de um dos integrantes da plateia será revelada.

Dirigidos por Luiz Fernando Marques o grupo Magiluth encontra-se do início ao fim de abril em intercâmbio cultural por São Paulo. De 14 a 29 de abril sábados e domingos 20h na sede do grupo XIX Vila Maria Zélia, seguem em temporada regular. No dia 17 de abril as 20h participarão do Festival Santista de Teatro no SESC santos.

Nenhum comentário: